Cemitério Paroquial

Apresentação:

Situado numa das colinas mais altas do Município de Conselheiro Lafaiete, encontramos o centenário Cemitério Paróquia Nossa Senhora da Conceição, fundado em 1897, pois antes os corpos eram inumados ou dentro da Igreja Matriz ou nos seus arredores como era costume na época e como pudemos verificar na primeira etapa da reforma da Igreja Matriz. O Cemitério Paroquial Nossa Senhora da Conceição ocupa uma área de 26.274,24 metros quadrados.

Os jazigos estão distribuídos em 62 Quadras, num total aproximado de 4500, a saber, cada túmulo pode ter até 3 gavetas verticais, isto é acima do nível do solo, e até duas gavetas subterrâneas, dependendo da situação geológica. Estas gavetas subterrâneas são construídas em terra firme com tijolos e cimento e uma caixa de ossos. Desde 2000, depois de um TAC, o Cemitério Paroquial tem passado por uma grande transformação em razão de muitos jazigos se encontrarem em grave situação de risco, por causa do descaso e do abandono de muitas famílias, causando transtornos administrativos com riscos até na área ambiental. Está-se fazendo uma grande reforma e adequando a estrutura do Cemitério para um atendimento ao público de maneira mais eficiente e específica.

Consulte a situação do jazigo da sua família ou dos obituários da Paróquia

Horário de atendimento na Secretaria do Cemitério Paroquial:
De Segunda a Sexta, das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00
Aos sábados, domingos e feriados: Plantão

Documentos Indispensáveis para Sepultamento

01) Guia de Sepultamento, emitida pelo Cartório de Registro Civil

02) Escritura do Jazigo, emitida pela Administração do Cemitério

03) Que o último sepultamento tenha ocorrido há pelo menos 5 anos ou com existência de gaveta liberada, ou condições de construí-la.

Rua Monsenhor Horta
Conselheiro Lafaiete – MG, 36405-034